Compartilhe agora:

As varizes são veias superficiais anormais, dilatadas, caracterizando uma alteração funcional da circulação venosa do organismo. Trata-se de uma doença bastante prevalente, atingindo em torno de 35% da população. O laser é um grande aliado do cirurgião vascular no tratamento de vasinhos (telangiectasias) e de varizes e nesse artigo vamos falar um pouco dessa modalidade.

Atualmente, há um consenso da utilização do laser para tratamento de vasinhos menores, lesões que não melhoram com a aplicação com glicose e pacientes com fobia a agulha e de vasinhos no rosto, que aparecem geralmente perto do nariz. É mais uma ferramenta que temos a disposição e com resultados comprovados como uma opção ao tratamento convencional.

Para a realização do tratamento, é necessária uma avaliação criteriosa para que se possa indicar corretamente em quais lesões o laser poderá ter bons resultados. Uma das opções é o laser transdérmico, que consiste no disparo do laser através da pele promovendo a destruição da varicosidade pela dissipação de calor intenso, localizado e seletivo.

O método não é invasivo e alguns pacientes apresentam um leve desconforto ou um pequeno aquecimento na região que está sendo tratada. Para varizes de maior tamanho, às vezes é necessário realizar a terapia combinada, ou seja, associar a escleroterapia convencional (aplicação de vasinhos). Isso depende da extensão da doença. A Escleroterapia e o laser são métodos complementares, podendo ser realizados na mesma sessão.

O tratamento é realizado no consultório do médico e não é necessário repouso ou suspender as atividades do dia a dia.

O tipo de laser que costumamos utilizar nos consultórios, chama-se NdYAG 1064 e, baseando-se no calibre do vaso, a profundidade, o tom de pele, nós regulamos os parâmetros no aparelho para evitar alguns tipos de complicações, como manchas ou queimaduras. Por isso, é importante que você agende sua avaliação com um profissional qualificado para realização do procedimento.

Até a próxima!

Por Nathássia Domingues*

*Dra. Nathássia Pádua Domingues é formada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto, possui título de especialista em Cirurgia Vascular e é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular ambos pela SBACV/AMB.

Atualmente Dra. Nathássia atende no CIPE, localizado na Av. Brigadeiro Luis Antônio, 4516 – Jd. Paulista, e no Instituto Belczak, na Rua Mato Grosso, 306 – Higienópolis.

Fique atento e faça exames preventivos!

Responsável Técnico Médico: Dr. Clayton de Paula · Cirurgião Vascular · CRM: 146656

Agendamento de consultas
Contato
11 4118-6064
11 3699-2199
11 97496-6188
contato@grupovasculaire.com.br
Sede
Av. Domingos Odália Filho
número 301
Centro · Osasco · SP
CEP 06010-067