Compartilhe agora:

Os benefícios da atividade física para o sistema circulatório já são conhecidos de todos. E realizar uma prática esportiva regularmente faz bem para o coração, para os pulmões e ajuda a controlar a pressão alta e o diabetes. Mas e os portadores de varizes, podem praticar exercícios? É possível preveni-las com atividades esportivas?

A atividade física melhora o retorno venoso nos membros inferiores pelo trabalho das panturrilhas e bombas plantares dos pés que impulsionam o sangue de volta para o coração, sendo assim, colocar o corpo em movimento ajuda na circulação e, como conseqüência, evita casos futuros de varizes.

Entenda, também, que a presença de varizes jamais deverá ser impedimento para a prática dos exercícios físicos, pelo contrário, eles vão ajudar a reduzir a dor e o inchaço nas pernas.Até mesmo os portadores de varizes podem praticar, mas cuidado, se for sedentário comece devagar e escolha uma atividade mais leve, como caminhada, por exemplo.

O importante para o tratamento é se manter em movimento!

Doenças vasculares

*Vagner Pereira é professor de Educação Física graduado pela Universidade de Taubaté. Entre suas qualificações estão planejamento, organização, coordenação e execução de atividades lúdicas recreativas e a consultoria e projetos de fitness, lazer e entretenimento em geral.

Fique atento e faça exames preventivos!

Responsável Técnico Médico: Dr. Clayton de Paula · Cirurgião Vascular · CRM: 146656

Agendamento de consultas
Contato
11 4118-6064
11 3699-2199
11 97496-6188
contato@grupovasculaire.com.br
Sede
Av. Domingos Odália Filho
número 301
Centro · Osasco · SP
CEP 06010-067